Arquivo da Irmandade de Santa Cruz


O Arquivo da Irmandade de Santa Cruz, localizado num belíssimo arcaz, numa sala anexa à antiga Sala de Sessões desta Irmandade bracarense, testemunha a riquíssima história desta secular Instituição, fundada em 1581. O seu acervo documental, constituído por mais de 400 livros, reflete a vida da Instituição a nível administrativo (através dos acórdãos das Mesas Gerentes), financeiro (destacando-se os livros de receita e despesa) ou patrimonial (registos de foros e legados). Não poderia, obviamente, ficar de fora a dimensão humana e social da Irmandade, presente na atribuição de pensões, bem como nos documentos de gestão do antigo Hospital da Instituição. É igualmente relevante o acervo relativo à igreja, assim como às diversas cerimónias religiosas (missas e outras festividades, nomeadamente na quadra da Semana Santa).
O acervo documental da Irmandade de Santa Cruz foi sendo enriquecido com outros documentos provenientes de Irmandades e Confrarias que se uniram a esta, ao longo dos tempos, merecendo especial destaque o livro de Estatutos do Bom Jesus dos Passos e Santa Ana de 1747, cujo frontispício foi desenhado por André Soares.
O Arquivo da Irmandade de Santa Cruz é hoje um dos mais ricos e completos arquivos institucionais da cidade de Braga, e talvez de Portugal, fruto dos numerosos cuidados efectuados na arrumação e salvaguarda do seu numeroso espólio ao longo dos séculos. (Alves, Rui, "Inventário do Arquivo da Irmandade de Santa Cruz", 2017)

É com agrado que a Irmandade de Santa Cruz o disponibiliza para consulta a investigadores, historiadores e estudantes.