Património


O património da Irmandade de Santa Cruz é imenso e muito rico. Com mais de quatro séculos de existência, a Irmandade de Santa Cruz possui um património inigualável, quer material quer imaterial. A sua igreja, onde trabalharam alguns dos maiores artistas bracarenses, é toda ela dedicada à paixão de Cristo e à honra da Cruz da Redenção. Apresenta uma fachada com elementos arquitectónicos tipicamente de cariz maneirista sendo o seu interior totalmente barroco.

Possui um rico espólio composto por uma grande variedade de peças religiosas, esculturas e de ourivesaria.

O seu valioso acervo arquivístico, com mais de seiscentos exemplares, encontra-se em óptimo estado de conservação sendo considerado por estudiosos e investigadores o mais bem conservado de entre todas as Irmandades e Confrarias de Braga.

A Irmandade de Santa Cruz, enquanto membro da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, é responsável pela realização de uma das mais importantes procissões, a de Domingo de Ramos, e pela Via Sacra que percorre os Passos do Senhor, sua propriedade, distribuídos pelas ruas da cidade.

Histórico

Arquitetónico

Religioso

Arquivístico